terça-feira, 15 de junho de 2010

...

Queridos amigos, bom dia.

Recebí recentemente através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos fez a pergunta abaixo:
"...No momento só tenho mais uma dúvida . O espiritismo acredita na modificação da bíblia?
O que o espiritismo apresenta não iria contra o que a bílbia afirma ,dessa forma cometendo pecados?
Só mais uma coisa, sua opinião pessoal,certo?
Pra você existem tantas evidencias que não resta sombra de dúvida
que não exista algo após a morte ou algumas vezes você passa por duvidas e incertezas?..."

Segue abaixo a resposta que enviei para nossa amiga:

"Olá ________________, bom dia!

Não se preocupe porque não é incômodo algum responder as suas perguntas, é inclusive uma alegria muito grande porque assim ambos podemos ser úteis aos nossos amigos que acessarem o blog: você fazendo perguntas que muitos também desejam fazer e eu tentando responder da melhor maneira possível. Concorda?

Muitas pessoas acreditam que o espiritismo não acredita na bíblia e saem chamando os espíritas de ateus, hereges e etc. sem nenhum conhecimento de causa; Grande erro. Nós, os espíritas, acreditamos sim na bíblia e aceitamos seus ensinamentos evangélicos; apenas não aceitamos a infalibilidade dela.

Acreditamos sim que ela tenha sido escrita por homens inspirados por espíritos superiores (o espírito santo tão falado); mas que durante estes quase 1800 anos de existência ela tenha passado por diversas alterações em seus textos - algumas acidentais outras propositais - como a ciência comprova já hoje e podemos ver exemplos claros no livro "o que jesus disse e o que jesus não disse" (muito bom por sinal).

Aceitar o fato que o conteúdo da bíblia tenha sido alterado e modificado de acordo com as intenções e necessidades da época não é motivo de heresia nem de pecado; é sim uma prova do livre arbítrio que Deus nos deu e da busca pela verdade - "conhecereis a verdade e ela vos libertará".

É necessário compreender que a fé espírita não é uma fé cega e dogmática, onde os fieis aceitam o que os líderes desejam expor sem questionamentos ou busca pelo conhecimento; ao contrário - como o próprio Kardec nos orienta - é uma fé raciocinada que busca as causas e as origens para conhecer os efeitos e os fins.

Ademais, o conteúdo evangélico - as lições morais e de amor do Cristo - que a bíblia revela, estão preservados em inúmeras passagens nos evangelhos, "para quem tem olhos de ver"; Esta afirmação econtraremos no primeiro capítulo da introdução de "o evangelho segundo o espiritismo" - obra basedada totalmente nos ensinos e passagens bíblicas, que aqueles que atacam o espiritismo, acaso lessem seu conteudo, teriam uma outra visão a este respeito.

A leitura do capítulo 1 da mesma obra vai nos esclarecer muito sobre o papel do espiritismo - e de todas as religiões espiritualistas - nos planos divinos. O esclarecimento de coisas que Jesus não poderia revelar a um povo ainda primitivo de 2000 anos atrás ( João cap 14: vv 15-16 e 26).

Infelizmente foi esta "incapacidade de compreensão" que gerou tantos mal entendidos nas religiões cristãs estes séculos todos - o grande problema é que nossos amigos não estudam a história de suas próprias religiões, e assim não buscam a compreensão do "todo".

Nenhum comentário: