quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O casamento...

Não basta casar-se.
Imperioso saber para quê.
Dirás provavelmente que a resposta é óbvia, que as criaturas abraçam o matrimônio por amor.
O amor, porém, reclama cultivo.
E a felicidade na comunhão afetiva não é prato feito e sim construção do dia-a-dia.Não te esqueças de que casar-se é tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunhão espiritual gradativa e profunda é que surgirá a integração dos cônjuges na vida permutada, de coração para coração, na qual o casamento se lança sempre para Mais Alto, em plenitude de amor eterno.
Ergueste o lar por amor e tão-só pelo amor conseguirás conservá-lo.
Certamente, nem todos os dias da convivência matrimonial serão festivos, mas isso ocorre em todos os campos do comportamento. Aquilo que hoje tem um grande sentido e desperta prazer, amanhã, provavelmente, se torna maçante, desagradável. Nesse momento, a amizade assume o seu lugar, amenizando o conflito e proporcionando o companheirismo agradável e benéfico, que refaz a comunhão, sustentando a afeição.
Algumas dicas que sempre ajudam:


TOLERÂNCIA: é fundamental ser tolerante e aceitar os defeitos do outro, sua irritabilidade, seu cansaço, seus esquecimentos, seus pontos de vistas às vezes arbitrários.
Compartilhar maus momentos: se eu tenho maus momentos e você me ajuda a superá-los, isso me alivia, permite que eu me refaça, e recupere as energias para continuar.
SENSO DE HUMOR: na relação a dois, só o amor não basta; uma dose de senso de humor é importante.
CONVESAR SOBRE COISAS DO DIA A DIA: falar sobre o trabalho, a política, os acontecimentos diários, faz parte de um bom relacionamento; é fundamental aquela meia hora em que sentamos juntos e conversamos.
OS AMIGOS SÃO INDISPENSAVÉIS: os homens precisam de amigos para tomar uma cerveja, para assistir um jogo no domingo, para reafirmar o companheirismo; as mulheres precisam de amigas para falarem de crianças, moda, relações familiares, das crises afetivas.
TER ALGUAM ATIVIDADE EXTRA: todo mundo deveria ter um "algo mais" na vida - um trabalho comunitário, praticar algum esporte, aprender algo que dê prazer.
SEXO: conversar sobre sexo, deixar o corpo falar, se expressar, transformar sentimento em movimento, permitir que o corpo fale mais alto.
CUIDAR: amar é cuidar.

Nenhum comentário: